Problemas da poética de Dostoiévski
Mikhail Bakhtin ; tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra
Livro
Português
8521803095
891.73 B166p
3. ed
Rio de Janeiro (RJ) : Forense universitária, 2002.
275 p. ; 21cm.
Título original : Problémi poétiki Dostoiévski
Inclui bibliografia
Considerado um dos maiores romancistas e inovadores da forma artística em todos os tempos, Dostoiévski tem merecido o interesse de inúmeros críticos em todo o mundo. A obra que a Forense Universitária ora põe em suas mãos, no entanto, é considerada um clássico no gênero, por sua originalidade e...
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Considerado um dos maiores romancistas e inovadores da forma artística em todos os tempos, Dostoiévski tem merecido o interesse de inúmeros críticos em todo o mundo. A obra que a Forense Universitária ora põe em suas mãos, no entanto, é considerada um clássico no gênero, por sua originalidade e profundidade. Antes de Bakhtin, a crítica literária debruçar-se mais amiúde no caráter ideológico do gênio russo. A transitoriedade desse enfoque, no entanto, encobria peculiaridades estruturais mais profundas da visão artística de Dostoiévski que Bakhtin desvenda com rara sabedoria. Para ele, “ a multiplicidade de vozes e consciências independentes e imiscíveis e a autêntica polifonia de vozes plenivalentes constituem, de fato, a peculiaridade fundamental dos romances de Dostoiévski”. Esse novo tipo de construção literária inventado por Dostoiévski - que o autor chama de romance polifônico - subverteu as velhas formas do romance europeu, especialmente do romance monológico de tipo romântico, dificultando sua percepção fora dos cânones artísticos vigentes. Amparado em sólida formação literária e numa metodologia crítica e inventiva, Bakhtin percorre a obra dos principais críticos de Dostoiévski e os diversos gêneros literários para formular de forma definitiva sua tese
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Problemas da poética de Dostoiévski
Mikhail Bakhtin ; tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra
Problemas da poética de Dostoiévski
Mikhail Bakhtin ; tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra
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